sábado, agosto 16, 2008

Profissão físico, parte III




Áreas de atuação da física


O estudo da física está relacionado à várias situações da nossa vida. Desde a Grécia Antiga o homem procura entender o funcionamento das coisas e buscou na ciência estas explicações. Hoje em dia, a física moderna atua em vários ramos da indústria, de tecnologia, de geração de energia entre outros. Está importante ciência está dividida em várias áreas : mecânica, termologia, óptica, ondas, eletricidade, eletrodinâmica, cinemática e física nuclear.
A física atua em parceria com outras áreas da ciência como, por exemplo, a matemática e a química. Muitos fenômenos físicos só podem ser explicados através de fórmulas matemáticas ou de reações químicas.
A formação do físico nas Instituições de Ensino Superior deve levar em conta tanto as perspectivas tradicionais de atuação dessa profissão, como novas demandas que vêm emergindo nas últimas décadas. Em uma sociedade em rápida transformação, como esta em que hoje vivemos, surgem continuamente novas funções sociais e novos campos de atuação, colocando em questão os paradigmas profissionais anteriores, com perfis já conhecidos e bem estabelecidos. A formação ampla e flexível, conhecimentos necessários e a uma capacidade de adequação a diferentes perspectivas de atuação futura.
A diversidade de atividades e atuações pretendidas para o formado em Física necessita de qualificações profissionais básicas comuns.
Sendo um campo extremamente sofisticado da ciência, a Física investigada nos dias de hoje é sub-dividida em várias áreas distintas. Uma divisão possível de ser utilizada pode ser a seguinte:

  • Física das Partículas Elementares
  • Física Nuclear.
  • Física de Plasmas
  • Física da Matéria Condensada.
  • Física Atômica e Molecular.
  • Física Geral e Física Clássica.
  • Áreas Interdisciplinares.

No próximo post apresentaremos as principais características e objetivos dessas áreas.

Todos os tópicos

Profissão físico, parte I

Profissão Físico, parte II

Profissão Físico, parte IV


Profissão Físico, parte V

Nenhum comentário: