quarta-feira, julho 30, 2008

Profissão Físico, parte I



Um breve relato histórico, parte 1

A Física é o campo da ciência que investiga os fenômenos e as estruturas mais fundamentais da natureza. Esse conhecimento acumulado durante séculos tem contribuído para que a humanidade pudesse compreender aspectos cada vez mais complexos da natureza e através desse conhecimento criar sistemas, dispositivos e materiais artificiais que tem sido decisivo para o progresso tecnológico.

As investigações de físicos sobre fenômenos elétricos e magnéticos, que levaram a construção de equipamentos que usamos nos dias atuais para, por exemplo, gerar energia elétrica para acionar, funcionar e movimentar uma variedade muito grande de aplicações. Essas mesmas investigações levaram a descoberta de que a luz é uma onda eletromagnética.

Ondas desta natureza, mas com menor freqüência propiciaram a invenção do rádio, da televisão, do radar e dos sofisticados meios de telecomunicações que estão incorporados na sociedade moderna.

A compreensão detalhada da estrutura atômica e das partículas fundamentais da natureza só foi possível a partir da descoberta da mecânica quântica na década de 1920 que possibilitou abrir espaço para um grande desenvolvimento da Física e de outros campos da ciência, e isso, conduziu a descoberta de novos fenômenos.

A condução eletrônica em semicondutores, foi uma desses novos fenômenos, quando foi possível a invenção do transistor e dos circuitos integrados no final da década de 50. Essas invenções revolucionaram a eletrônica e abriram o caminho para a disseminação dos computadores que estão transformando os costumes da sociedade.

Outro fenômeno, foi a invenção do laser (imagem acima) na década de 60 que propiciou o advento das comunicações óticas produzindo grandes modificações na eletrônica.

Utilizar essas descobertas científicas apenas para o bem é um dos principais desafios de nós físicos (e futuros físicos) e da sociedade moderna. Infelizmente, algumas invenções dessas podem destruir toda uma sociedade como essa bomba abaixo que é a bomba de hidrogênio, ou simplesmente a bomba H, mas isso vou falar em um outro tópico.





Todos os tópicos:

Profissão Físico, parte II

Profissão Físico, parte III

Profissão Físico, parte IV


Profissão Físico, parte V

Nenhum comentário: