sábado, agosto 16, 2008

O que é termologia?



primeiro devemos entender do que se trata os conceitos de Temperatura e Calor, energia interna, termômetros, equilíbrio térmico e escala termométricas. Anteriormente, já tinha postado
sobre a relação entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kenlvin e vale muito a pena dar uma conferida para saber como medir uma temperatura. Para começar a compreender melhor, devemos saber que a sensação térmica é variável de indivíduo para indivíduo, ela não se presta como medida da temperatura de um sistema.

Energia interna Temos que todos os corpos são constituídos por partículas que estão sempre em movimento.Esse movimento é denominado energia interna do corpo. O nível de energia interna de um corpo depende da velocidade com que suas partículas se movimentam. O estado de aquecimento de um corpo influi no estado de agitação de suas partículas, tornando-o mais acentuado à medida que o corpo vai ficando mais quente.
Temperatura É uma grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo, caracterizando o seu estado térmico.

Termômetros
Aparelhos que permitem medir a temperatura de um corpo.
A temperatura de um corpo indica se esse corpo vai ganhar ou perder energia interna ao entrar em contato com outro corpo. Se dois corpos, um quente e outro frio, forem colocados em contanto, uma parcela da energia interna do corpo quente passará para o corpo frio sob a forma de calor. Um termômetro colocado sobre o corpo quente mostra que sua temperatura diminui, enquanto que outro termômetro colocado sobre o corpo frio mostra que sua temperatura aumenta.

Equilíbrio Térmico
Após um certo tempo, as temperaturas dos dois corpos igualam-se. Nesse momento, o fluxo de calor é interrompido, e diz-se que os corpos se encontram em equilíbrio térmico. É importante diferenciar calor de temperatura, pois são grandezas físicas diferentes: temperatura é a medida do nível de energia interna de um corpo;

Calor
É a energia térmica em trânsito, entre dois corpos ou sistemas, decorrente apenas da existência de uma diferença de temperatura entre eles. calor é a passagem de energia de um corpo para outro, devido à diferença de temperatura entre eles.

Escalas Termométricas
Uma escala termométrica corresponde a um conjunto de valores numéricos, onde cada um desses valores está associado a uma temperatura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa , eu adorei essa explicação , me ajudoou mt !' estava precisando msm .