domingo, agosto 10, 2008

profissão físico, parte II


Objetivos e Métodos da Física

Continuando com o propósito de apresentar a profissão de físico a pessoas que tem interesse em saber quais são os objetivos de um profissional em física e porém não tinha quem perguntar e ainda assim esta atrás desse tipo de informação bastante relevante.

Pois bem, uma das principais características mais essenciais da pesquisa em Física é a procura dos aspectos mais fundamentais das estruturas e dos fenômenos, bem como a sua compreensão e descrição de leis mais gerais possíveis.

A Física investiga desde pequeníssimas partículas subatômicas, átomos e moléculas, até fenômenos que envolvem grandes aglomerados delas. Nesse contexto escalar, suas leis e métodos são usados para o estudo da Terra, dos fenômenos que se passam em sua atmosfera, dos planetas e das galáxias.

Essas leis e métodos permite uma descrição do universo como um todo, e a criação de modelos para a sua evolução. Do percurso do microcosmo ao macrocosmo passa-se de dimensões do raio de um próton até o tamanho de uma galáxia ou do universo.

A profissão em Física está em estágio de grande atividade na atual pesquisa que é feita sobre temas inexistentes há aproximadamente cem anos e a maioria deles são decorrentes da descoberta da estrutura atômica da matéria e sua compreensão por meio da mecânica quântica.

Diferentemente de outras épocas, atualmente sabemos que a maioria dos fenômenos estudados não faz parte de nossa experiência cotidiana, pois é necessário que sejam proporcionados varias condições que são muito especiais para se produzir e analisar um determinado experimento tecnológico, que pode necessitar de grandes investimentos na área, e temos como conseqüência a necessidade de um grande número de profissionais dedicados à pesquisa em Física.

Esses dois aspectos tem gerado uma certa dificuldade em produzir e analisar os fenômenos fazendo com que o grande número de participantes do processo estabeleça uma diferença importante entre a Física contemporânea e a Física clássica.

O pesquisador necessita de equipamento sofisticado, apoio técnico e boa infra-estrutura, apesar disso, o método básico científico permanece em sua essência como era a 200 anos atrás, ou seja, na base de muito suor e repetições.

A complexidade dos experimentos acabou levando a uma inevitável divisão dos físicos em duas categorias:

A dos físicos experimentais e dos físicos teóricos.

Os físicos experimentais realizam o contato concreto com os fenômenos, planejando, construindo e utilizando o equipamento para testar as conjecturas geradas pelas próprias experiências ou sugeridas pelos teóricos, que por sua vez trabalham preponderantemente na elaboração de modelos abstratos para conjuntos de fenômenos ou na construção de teorias.

Essas duas categorias são indispensáveis ao progresso da Física, a pesquisa experimental na Física Contemporânea exige equipamentos especializados que são criados e desenvolvidos pelos próprios físicos sendo que sempre encontram aplicações na indústria e em outros campos tecnológicos. É comum encontrar pesquisadores, estudantes e técnicos como apoio em grupos de pesquisa e raramente os cientistas físicos trabalham sozinho como era seculos atrás, sendo as publicações científicas em geral assinadas por vários autores, e com freqüência a colaboração científica extrapola os muros das instituições congregando físicos de vários locais ou até mesmo de países diferentes.


Todos os tópicos

Profissão físico, parte I

Profissão Físico, parte III

Profissão Físico, parte IV


Profissão Físico, parte V


Nenhum comentário: