terça-feira, setembro 02, 2008

O que são escalas termométricas?


Se por exemplo você quiser medir a largura de uma mesa, vai ter que decidir qual escala usar com opções de talvez a unidade metro(S.I) no Brasil ou a polegada na Inglaterra. Quando para você for preciso medir temperatura também terá que escolher uma escala.

As três mais conhecidas e utilizadas são as escalas:


Celsius (ºC);
Fahrenheit (ºF);
Kelvin (K).

Sendo que a escala Kelvin é mais usada no meio acadêmico por físicos e por químicos por exemplo, a Fahreinheit em paises de lingua inglesa e Celsius é a mais popular dentre elas.

Mas, o que é termologia? A temperatura (para aqueles que ainda não sabe) é uma grandeza que mede o nível de agitação das moléculas de um corpo e quanto maior for a agitação das moléculas, maior a temperatura e o inverso também é válido, ou seja, quanto menor a agitação das moléculas menor será a temperatura.

Pensando um pouco a respeito da agitação de moléculas o que seria lógico era pensar que se quando as moléculas de um corpo qualquer não tivessem agitação nenhuma?


Pois é, a temperatura deveria ser igual a zero. Se não tem agitação não tem também temperatura. Este estado de ausência de agitação é conhecido como zero absoluto, e não pode ser experimentalmente alcançado, embora possa se chegar muito próximo dele.


O termômetro é o aparelho usado para se obter os valores numéricos para a temperatura, e o seu princípio de funcionamento é obtido através da dilatação térmica dos corpos Dentro dos termômetros normalmente é adicionado um metal líquido de nome que ao sofrer mudança de temperatura dilata ou se contrai subindo e ou descendo dentro do tubo, o quanto ele sobe ou desce nos dá os valores de temperaturas em valor numérico.


As escalas

A escala Kelvin adota como ponto de partida (0 K) o zero absoluto, ou seja, o ponto onde ocorre esta ausência total de vibração das moléculas.
Nesta escala o gelo se forma a 273K e a água ferve a 373K (ao nível do mar). Esta escala é muito usada no meio científico, já que ela pertence ao Sistema Internacional (SI).


A escala Fareinheit foi criada pelo inventor do termômetro de mercúrio, Daniel Gabriel Fahrenheit. Para isso ele escolheu dois pontos de partida, os pontos fixos. Ele colocou seu termômetro, ainda sem nenhuma escala, dentro de uma mistura de água, gelo e sal de amônio sendo que o mercúrio ficou estacionado em determinada posição, a qual ele marcou e chamou de zero.

Depois usou este mesmo termômetro para determinar um segundo ponto, o do corpo humano, quando o mercúrio novamente estacionou em determinada posição ele a marcou e chamou de 100 e dividiu o espaço entre o zero e o 100 em cem partes iguais.
Quando Fahrenheit colocou seu termômetro graduado numa mistura de água e gelo, obteve o valor de 32ºF, e quando colocou-o em água fervendo obteve o valor de 212ºF. Portanto, na escala Fahrenheit a água torna-se gelo a 32ºF e ferve a 212ºF.
Esta escala é a mais usada nos países de língua inglesa, com exceção da Inglaterra, que já adotou o Celsius.


A escala Celsius foi criada pelo astrônomo sueco Anders Celsius, em 1742, que escolheu como pontos fixos, os quais a sua escala seria baseada, os pontos de fusão do gelo (quando o gelo vira água) e de ebulição da água (quando a água ferve).
Colocou um termômetro dentro de uma mistura de água e gelo, em equilíbrio térmico, e na posição onde o mercúrio estabilizou marcou o ponto zero.
Em seguida, colocou o termômetro na água em ebulição e onde o mercúrio estabilizou marcou o ponto 100. Sua vantagem era que ela poderia ser reproduzida em qualquer canto do planeta, afinal, ao nível do mar, a água sempre vira gelo e ferve no mesmo ponto, e agora também na mesma temperatura. A escala Celsius é a mais comum de todas as escalas termométricas.


Relação entre as escalas termométricas


Cada uma das três escalas foi definida de uma maneira diferente.
A relação existente entre elas levando-se em conta o ponto de ebulição da água e fusão do gelo, nota-se que estes pontos mudam dependendo da escala adotada.
Para a temperatura de fusão do gelo eu posso te dar três respostas:


0ºC, 32ºF ou 273K

já que todas as escalas representam a mesma temperatura. Seria mais ou menos se uma pessoa falasse que andou 1 metros enquanto outra falasse que andou 100 centímetros.


2 comentários:

Unknown disse...

Brasil com Z???????????
pelo amorrrrrr...q isso??

FISICO LOKO disse...

me mostre onde esta o tal brasil com "z" que ainda não encontrei para que eu possa arrumar