quinta-feira, agosto 28, 2008

Como ajudar a ciência?


Se você é do tipo que adora ciência e ainda não sabe como contribuir então veja nesse site como ajudar:

Ligue seu computador ao maior experimento científico da história

Entendendo os fatos

O fato é que o LHC vai gerar tantos dados que nem mesmo os maiores supercomputadores do mundo poderão lidar com todos eles. Enquanto alguns afirmam que a maior máquina já construída pelo homem, o Grande Colisor de Hadrons, ou LHC ("Large Hadron Collider"), que poderá descobrir a "Partícula de Deus".

LHC at Home

Por isto, os físicos resolveram utilizar um mecanismo criado para a busca de inteligência extraterrestre e agora já adotada para desvendar os segredos das proteínas e até para localizar partículas de cometas, entre várias outras iniciativas do mesmo tipo.

Acaba de ser lançado o LHC at Home, um programa que funciona como um protetor de tela e que, em vez de deixar seu computador ocioso quando você não o está utilizando, faz uma simulação de uma partícula subatômica viajando ao longo de um anel acelerador de partículas de 27 quilômetros de perímetro.

Riscos sérios

"É suficiente testar se o feixe [de partículas] permanece em uma órbita estável por um longo período, ou [se há] o risco de que ele perca o controle e saia do curso em direção às paredes do tubo de vácuo. Uma instabilidade destas pode ser um problema muito sério, que pode resultar na parada do equipamento para reparos, se isso acontecer na vida real," diz o site do projeto.


Fonte inspiradora: inovação tecnologica

Nenhum comentário: