quinta-feira, janeiro 08, 2009

Cosmos na tv pública




Um amigo me mandou a informação e não poderia deixar de pesquisar e postar aqui, pois é muito relevante saber que a algo surpreendente acontecendo. Portanto resolvi pesquisar no senhor google e encontrei no blog defenestrado uma matéria bem legal e no blog inexistent man também encontrei alguns documentários -cosmos de Carl sagan- dublado. Para quem não sabe, Cosmos é uma série apresentada pelo cientista e astrônomo americano Carl Sagan. A série foi feita em associação com a BBC na década de 1980 e versava sobre o desenvolvimento do pensamento científico, a questão ambiental e assuntos astronômicos.

Para um adolescente dos dias de hoje os efeitos especiais utilizados pode parecer um pouco primitivo, mas o texto simples e contagiante ainda se mostra bem sucedido em informar e maravilhar as pessoas com a imensidão das coisas que nos cercam. Interessante notar também o interesse e preocupação de Sagan com a questão ambiental e os problemas causados pelo efeito estufa. Essa mesma preocupação também é encontrada em seu último livro intitulado Bilhões e Bilhões.

Carl Sagan morreu em 20 de dezembro de 1996 de pneumonia decorrente de uma rara doença na medula óssea. A esposa do cientísta, Ann Druyan, conta como foram seus últimos dias de vida e como, mesmo às portas da morte, ele não se apegou a nenhum tipo de superstição. Para ele a vida acabava ali e nunca mais veria aqueles que amava. Aliás, o ceticismo de Sagan é algo que permeia toda a série de vídeos. Qualquer tentativa de defender uma religião, crença ou algo sobrenatural é esmagada de maneira incontestável por uma corrente argumentativa e lógica. Mesmo que você tenha fé no desconhecido, ainda assim vale dar uma olhada por essa espetacular série.

Fica aqui um pouco do que é essa série que pode ser facilmente encontrada no Google Vídeo



Nenhum comentário: