terça-feira, setembro 23, 2008

O mais veloz



Segundo cientistas, Bolt não fez 9s55 porque não quis.

Usain Bolt quebrou o recorde mundial dos 100m e 200m metros livres nos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto. Nos 100m livres, Bolt conseguiu a marca de 9s69, 0s14 mais baixo que o antigo recorde, também do jamaicano.

De acordo com cientista noruegueses, Usain Bolt poderia ter baixado mais ainda o tempo, caso não tivesse comemorado antes mesmo de ultrapassar a linha de chegada.

O cientista Hans Eriksen, do Instituto de Astrofísica Teórica da Universidade de Oslo afirmou que Bolt poderia ter obtido a marca de 9s55 caso não tivesse desacelerado bruscamente nos instantes finais.

Isto não quer dizer que seria o resultado final. É uma divertida aplicação simples de física, e que fizemos no melhor que podemos.

O Jamaicano Usaim Bolt ganhou a medalha de ouro nos 100 metros rasos com o tempo de 9,69 segundos, se ele tivesse corrido um pouco mais, teria feito um tempo 14 segundos mais rápido, ou seja: Se ao invés de ter relaxado no final, ele tivesse corrido a toda capacidade, ele teria chegado na linha de chegada 4,31 segundos antes de ser dada a largada. Que cara veloz!

Nenhum comentário: