domingo, setembro 21, 2008

Doping paraolímpico



Muitos atletas paraolímpicos não possuem sensibilidade em seus membros problemáticos, isso induz aos métodos anteriormente citados para que haja um aumento na adrenalina e consequente explosão no desempenho.

O comitê paraolímpico tenta punir atletas que utilizam este tipo de trapaça, uma vez que o doping pode levar a problemas cerebrais, arteriais e desencadear em morte.

Em Beijing os atletas são submetidos a baterias de exames aos quais a pressão arterial é conferida antes e depois da prova, segundo o comitê paraolímpico internacional os testes são realizados para o bem do próprio atleta.

Mas falta compreensão ou a saúde pode já não ser mais celebrada nos esportes de alto nível a tempos. A quantidade de atletas de alto nível que submetem-se ao doping é alarmante, agora até paratletas estão se dopando, é mole?

Nada de testosterona ou qualquer outra substância química, a autoflagelação é o que os atletas paraolímpicos fazem para se dar bem durante as provas, já que não sentem dor em algumas partes do corpo, como o local do membro perdido durante um acidente.

Pode ser com um cinto, ou uma coisa pontiaguda, tanto faz, o importante é que a ação faça o corpo produzir adrenalina, o que pode melhorar o desempenho do atleta em até 25%, segundo o Comitê Científico Internacional das Paraolimpíadas.

A descoberta foi feita durante os jogos de Atenas, em 2004, e o comportamento foi atentamente observado durante os jogos na China sendo que algumas pessoas foram desclassificadas, mesmo porque, o método pode levar o atleta à morte. Por isso que a pressão dos competidores deve ser e é examinada antes de cada prova e, se estiver alta demais, o atleta fica de fora.

Será que não seria mais fácil procurar por vergões e arranhões pelo corpo deixada pela autoflagelação, pois alguns desses atletas que praticam a autoflagelação pode ser por causa da religião.
O que você acha?

fonte

Nenhum comentário: