quinta-feira, junho 19, 2008

Nanoturbina de Elétrons


Aplicando na prática técnicas e teorias das mais variadas, a nanotecnologia permitiu o desenvolvimento de diversas categorias de nanomotores, todas muito complexas. Quebrando este paradigma, o pesquisador inglês Colin Lambert elaborou um novo formato que, tanto no quesito funcionamento quanto no de viabilidade de construção, "parece ser o mais simples póssível".

img
Foi então postada a notícia "Nanoturbina de elétrons é a última palavra em nanomotores", no site "Inovação Tecnológica", explicando mais sobre o tema:
"A idéia do Dr. Lambert é inserir as extremidades de um nanotubo de carbono de 10 nanômetros de comprimento por 1 nanômetro de diâmetro no interior de dois outros nanotubos, mais grossos e fixados em eletrodos de ouro.
Quando uma corrente contínua fluir entre os dois eletrodos, o nanotubo central, que não tem suas extremidades presas, mas encaixadas livremente nos nanotubos maiores, deverá girar em alta velocidade.

O mesmo princípio poderá ser utilizado para a fabricação de uma nanofuradeira, bastando encaixar apenas um dos lados do nanotubo que funciona como rotor."



Veja mais em inovacaotecnologica.

Nenhum comentário: