segunda-feira, julho 25, 2011

A verdade além da verdade

As palavras, me lembra um amigo filósofo, são algo além delas mesmas.

Quando eu, alfabetizado, leio num texto a palavra "maçã", eu vejo algo

que não está lá de fato, um objeto, uma fruta, que não precisa ser igual

a nenhuma fruta que exista no mundo real.

Em outras palavras, as palavras são signos que servem para representar

coisas maiores que elas, as palavras. Seria o mundo, também ele, um texto,

com suas palavras sendo signos que representam coisas?Quando eu vejo

uma maçã, eu estou vendo uma maçã ou apenas lendo no texto do mundo

a "palavra" maçã, uma representação de algo maior que o que eu vejo?

Será que o meu cérebro foi alfabetizado para ler o mundo do jeito que nós

homens o lemos? E se, sendo assim, eu me deparar com outros signos que

não fazem parte do alfabeto que eu conheço?O mundo como representação:

a idéia não é minha, nem é nova. O que é meu é a minha vontade de entender

as coisas e navegar na realidade além da realidade...

....A verdade além da verdade....

Nenhum comentário: