terça-feira, dezembro 02, 2008

Teoria da relatividade: A comprovação em Sobral

Sobral teve grande importância para o mundo com a comprovação da Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

No local onde foi observado o eclipse total do Sol, na Praça da Igreja de Nossa Senhora do Patrocínio, em 1919 foram designadas equipes para acompanhar o eclipse, na Ilha do Príncipe, na África, e em Sobral. As medidas realizadas no Ceará foram mais precisas.

Com base nas fotos e medidas, foi comprovada a Teoria da Relatividade, fato que transformou Sobral em patrimônio histórico e científico mundial.

Depois do pânico da população e do deslumbramento por parte das missões científicas, Sobral foi palco dos primeiros minutos do mundo moderno, de uma nova visão sobre o Universo que iria mudar para sempre a história da Humanidade.


O mais famoso eclipse total do Sol de toda a história da astronomia, atraiu para Sobral uma expedição de cientistas norte-americanos, brasileiros e ingleses. Durante o eclipse foi possível a visualização das estrelas que estavam ao seu redor. Com uma câmera acoplada ao telescópio foram feitas oito fotos perfeitas, onde havia, pelo menos, sete estrelas.

Os resultados desse trabalho foram publicados meses depois e discutidos no encontro científico realizado, em Londres, no dia 6 de novembro de 1919.

A partir da comprovação em Sobral, a teoria de Einstein se popularizou muito rápido, associando ao seu nome a equação

E=mc²


oriunda da Teoria Especial da Relatividade, concebida em 1905, e da Teoria da Relatividade Geral, publicada em 1916, na qual se demonstrou a correlação entre massa, energia e gravitação.


As duas teorias se combinam e sustentam a noção de que não há movimentos absolutos, somente relativos, e que nem mesmo o tempo é absoluto.

Universo e tempo se interrelacionam em um sistema quadrimensional espaço-tempo curvo, sendo a quarta dimensão o tempo. Na geometria clássica, a menor distância entre dois pontos é dada pelo comprimento do segmento de reta que os liga. Na teoria de Einstein, é dada por uma linha curva.

Nenhum comentário: