quarta-feira, julho 09, 2008

Personalizando o gnome

Primeira coisa a fazer é abrir o programa que gere o aspecto deste gestor de ambiente:

Aparencia

E irá se abrir esta janelinha onde podemos escolher qual o tema que mais nos agrada, bem como um wallpaper dos que estão guardados no sistema, tipo de fonte e como ela aparece no ecran, como se apresentam os ícones nas janelas e tres níveis de efeitos visuais que dependem da placa gráfica que se possui.

Preferências no

Uma coisa interessante no Gnome é que ao escolher qualquer dos elementos de personalização, seja um tema, wallpaper ou outra coisa qualquer, basta selecionar sem ser necessário clicar no botão "Aplicar" que simplesmente não existe.
Efeito imediato e simplificado! Por outro lado não há opção de voltar atrás, logo convêm ver o que está em uso para se saber como voltar atrás no caso das modificações feitas não serem do seu gosto.

Se os temas que já estão disponíveis no seu sistema não o agrada e você quer mais variedade, pode sempre dar uma olhada ao Gnome-look ou ao art.Gnome e pegar por lá o que for mais bonito e baixar o que gostar.

Outra sugestão que recomendo é o blogue Kim's area onde tem disponibilizados vários temas para o Gnome bastante interessantes. Basta escolher o que se gosta, fazer o download dos arquivos em .tar.gz e depois instalar a partir do programa "Aparencia".

Kims-area.com

Outro programinha bastante útil é o Gnome-art que na verdade é apenas um front-end para o site art.Gnome, e com ele é possível visualizar, fazer o download e instalar temas, janelas, wallpapers, etc:

artmanager

Para o instalar cliquem aqui ou instalem pelo processo abaixo como root:


sudo apt-get install gnome-art

Após instalado é só ir ao Sistema > Preferências e escolher o programa "Art Manager".
Podem sempre salpicar o vosso desktop com Desklets, sejam as gDesklets, as Google-gadgets, as Screenlets ou adesklets. Ou usar outros programas de monitorização do sistema como o Conky.

copiei daqui óóóó...

Nenhum comentário: