quarta-feira, julho 02, 2008

Os aerogeradores

Um aerogerador é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento cuja missão é converter energia eólica em energia elétrica. Este tipo de gerador tem se popularizado rapidamente devido ao fato de a energia eólica ser um tipo de energia renovável, diferente da queima de combustíveis fósseis. É também considerada uma "energia limpa" (que respeita ao meio ambiente), já que não requer uma combustão que produza resíduos poluentes nem a destruição de recursos naturais.

No entanto, a quantidade de energia produzida por este meio é ainda uma mínima parte da que se consome pelos países desenvolvidos.

O uso de aerogeradores acarreta alguns problemas:

  • Nas proximidades dos parques eólicos é detectada poluição sonora, devido ao ruído produzido. Há também quem considere que sua silhueta afeta a paisagem. Tem sido estudada, recentemente, a hipótese da construção de parques eólicos sobre plataformas ancoradas no mar, não muito longe da costa, mas situadas de tal forma que não incidam de forma excessiva sobre a paisagem.
  • Os lugares mais apropriados para sua instalação coincidem com as rotas das aves migratórias, o que faz com que centenas de pássaros possam morrer ao chocar contra as suas hélices.
  • Os aerogeradores não podem ser instalados de forma rentável em qualquer área, já que requerem um tipo de vento constante mas não excessivamente forte.

Bahrain's 'World Trade Center'

Algumas construções modernas, como o famoso “World Trade Center” do Bahrain, já têm este sistema de geração de energia elétrica instaldos e integrados ao prédio. O Interessante é ver que um país que praticamente vive da exploração e exportação de petróleo é um dos pioneiros em energia limpa. Não são nada bobos… A discussão sobre “poluir para gerar energia limpa” está a um passo do fim e, como sempre, só depende dos governos terem pulso para virar o jogo e alavancar o “verde”. Somente com a valorização de idéias e sistemas como este, conseguiremos melhorar a qualidade de vida.

Nenhum comentário: