terça-feira, junho 24, 2008

Energia eólica gerada em casa

Segundo o site Earth2Tech, já foram criadas versões "empacotadas" de diversos tipos de energia, e a novidade mais recente parece ser a respeito da energia eólica. Uma companhia norte-americana chamada EarthTronics desenvolveu a versão comercial de um gerador eólico que custará aproximadamente 2000 dólares, com o nome de "WindTronics".

Projetado para suprir entre 10 a 20% do consumo diário de uma residência, a EarthTronics diz que a turbina possui 36 polegadas de diâmetro, o que dá cerca de 91,4 centímetros, e é capaz de gerar energia a partir de ventos de aproximadamente 5 quilômetros por hora, chegando a abastecer 200 Watts.

A empresa está atualmente trabalhando na Universidade Grand Valley State, nos EUA, e a produção em massa do produto poderá ser iniciada em 2009, se tudo ocorrer como esperam. Vale lembrar que, segundo a companhia, o gerador não é "plug-and-play"; é necessária a mão-de-obra de um eletricista especializado.

Obviamente, muita gente vai comentar esta notícia com frases do tipo "Vai ser muito caro", "Não valerá a pena o investimento", entre outras. Como diria o velho ditado popular, "ninguém nasce sabendo andar"; se idéias como essa se desenvolverem, tornarem populares e baratas ao longo do tempo, quem sabe podemos sonhar com uma matriz energética mais sustentável no futuro [isso se o egocentrismo financeiro das pessoas permitir].

img
Fonte: http://www.guiadohardware.net/noticias/2008-06/4860259B.html

Nenhum comentário: