sexta-feira, junho 27, 2008

Dicas de atalho do Writer, Openoffice.org

Se você é iniciante em software livre assim como eu, então, essas dicas de atalhos para o Writer, do OpenOffice pode ser de grande ajuda no seu dia-a-dia porque os atalhos de teclado agilizam bastante o trabalho de digitação de relatórios por exemplo dentre outros benefícios. Quem usa o processador de textos do OpenOffice / BrOffice pode aproveitar bem as seguintes dicas (muitas também valem para o MS Word):

  • Mover parágrafos: posicione o cursor no parágrafo desejado (não precisa selecionar), e use CTRL + ALT + seta acima ou seta abaixo, para mover para cima ou para baixo do parágrafo atual.

  • Alterar alinhamento dos parágrafos: CTRL+L alinha à esquerda, CTRL+R à direita, CTRL+E ao centro, e CTRL+J justifica o texto.

  • Inserir quebra de página: tecle CTRL + Enter.

  • Movimentação no texto: HOME leva para o começo da linha, e END para o final (como na maioria dos programas). CTRL + HOME leva ao começo do documento, e CTRL + END ao final. CTRL + seta à esquerda ou à direita, move o cursor entre palavras.

  • Selecionando texto sem usar o mouse: use SHIFT e vá teclando as setas de direção, acompanhando o que quer selecionar. SHIFT + HOME seleciona do cursor até o começo da linha, e SHIFT + END do cursor até o final. CTRL + SHIFT + HOME seleciona do cursor até o início do documento, e CTRL + SHIFT + END do cursor até o final. Isso é bastante prático em documentos com várias páginas, onde segurar e arrastar o mouse até o ponto certo não é nada fácil.

  • É possível aplicar os estilos também, no texto selecionado. CTRL + 1 até CTRL + 3 aplica os cabeçalhos 1, 2 e 3. CTRL + 0 aplica o estilo padrão, e CTRL + 5 define o espaçamento entre linhas para 1,5.

  • Nas listas de itens (marcadores), você pode teclar TAB antes de começar a digitar um item de lista, para dar uma tabulação e fazê-lo ficar como um subitem do item atual. SHIFT + TAB faz ele voltar, diminuindo o recuo.

  • Inserir parágrafos sem marcadores em listas numeradas ou com marcadores. Quando você está fazendo uma lista numerada ou com marcadores, ao teclar Enter, é gerado um novo marcador. Algumas vezes você precisa apenas de um novo parágrafo dentro de um item, caso o item seja grande ou esteja dividido (seria um "pular linha" sem criar um novo item). Nesse caso, tecle ALT + Enter, ou SHIFT + Enter. Ao teclar Enter sozinho novamente, ele continua a criação dos itens da lista.

  • Sobrescrito e subscrito. Aplicar formatação de expoente e índice é fácil, use CTRL + SHIFT + P para sobrescrito (expoentes) e CTRL + SHIFT + B para subscritos (índices). Não é necessário selecionar previamente o texto, você pode teclar e digitar o que quer que fique formatado dessa forma; após digitar, tecle novamente o atalho correspondente para continuar digitando normal.

  • Movendo objetos: ALT + setas de direção. Isso permite mover objetos selecionados na página.

Existem outros atalhos, mas por enquanto faça proveito destes que acho serem os mais úteis.

Veja mais AQUI

Nenhum comentário: