sábado, junho 14, 2008

Diamante tem qubits para computador quântico viável


A computação quântica é um assunto que se torna cada vez mais popular, visto que o fim dos chips de silício proporcionarão computadores muito mais potentes e compactos.
Contudo, esta nova tecnologia ainda seria uma mera experiência, visto que a partir de nenhum material se conseguia trabalhar em temperatura ambiente.
Justamente contornando essa situação, foram criados efeitos quânticos vitais para a produção destes computadores usando-se o diamante, sendo tudo feito à temperatura ambiente, por cientistas finlandeses.
Procurando aprofundar este assunto, foi postada a notícia "Diamante tem qubits para computador quântico a temperatura ambiente", no site "Inovação Tecnológica":
"Um dos mais estranhos fenômenos da mecânica quântica - e também um dos mais promissores para uso prático na computação - é chamado de entrelaçamento: duas partículas tornam-se intimamente conectadas, passando a influenciar-se mutuamente, qualquer que seja a distância que se separem depois que o entrelaçamento aconteceu. (...) O que os físicos da Universidade de Stuttgart fizeram foi criar estados entrelaçados entre os átomos de carbono que formam a estrutura do diamante. Um por cento desses átomos de carbono possuem um momento magnético que os permite interagir com um átomo de nitrogênio implantado nas suas proximidades."



img



Veja mais aqui.

Nenhum comentário: