sábado, maio 17, 2008

Porque usar Ubuntu

É uma boa pergunta. Porquê Ubuntu?? ... Já me perguntei várias vezes.


Primeiro: ficarei com um sistema funcional e quase completo com um cd de 700 megas. Só neste ponto, que pode não parecer assim tão importante, o sistema GNU/linux ganha de longe.

A instalação é absurdamente simples, e via Live CD. Posso ainda instalar o sistema e a navegar na net tudo ao mesmo tempo.

Comunidade

O suporte dado pela comunidade Ubuntu é, de longe, infinitamente superior a qualquer outra distro. Basta ir ao fórum oficial do Ubuntu e ver que tem mais de 187000 utilizadores inscritos. Claro que este número não é 100% exato, mas é o que vale.

Tem várias opções de instalação automática de pacotes, como o Automatix2, o EasyUbuntu, que facilitam muito a vida pós instalação.

De resto, tirando meia dúzia de coisas não tão relevantes, tanto faz Ubuntu, ou Fedora. Só refiro estes dois, porque não acho que vale mais a pena usar o windows (tem um custo muito elevado sendo que windows + office custam juntos a bagatela de mais de R$2298,00. Veja você mesmo aqui e aqui).

Agora se o Ubuntu ou o Fedora estão preparados para o Desktop, para o utilizador comum? Sim, tanto que no laboratório de informática usado pelos alunos do curso de física da UFMT (onde estudo), esta instalado o Ubuntu 8.04 em uma rede com 12 máquinas.

Como usuário comum de computador, utilizo e-mail, comunicadores instantâneos, browsers, editores de texto, música, filmes, etc.
Primeiro ponto positivo. Linux é gratuito. Eu não preciso pagar para ter um sistema operacional no meu computador. Nem pagar valores embutidos no preço de um notebook ou computador de marca que venha com um sistema operacional pré-instalado.

Além disso é open-source (código aberto) e livre. Você pode customizar seu Linux, criar uma distribuição sua.

Ilegalidade

O fato de você estar utilizando software de livre distribuição não faz de você um criminoso.

Se você usa uma cópia pirata do Windows ou do Office por exemplo, você é um criminoso. Isso mesmo, um criminoso.

- Mas eu sou só um estudante.

Capitão Nascimento esfregando a cara do estudante em uma pilha de CDs piratas.

- É você que financia essa m…!!! P....!

Sou um usuário misto de computador, utilizo aplicações padrão e ferramentas comuns para o dia-a-dia.

Não sou um radical Linux, que o defende com unhas e dentes.

O Windows tem programas e ferramentas muito boas, é fácil de instalar e configurar, e é claro você paga por isso. A Microsoft não seria essa empresa de sucesso se fornecesse programas medíocres.

Usei o Windows por muito tempo.

O Ubuntu (de acordo com meu pobre conhecimento em Linux), foi uma das primeiras distribuições que em primeiro lugar, focou o desenvolvimento para tornar sua utilização o mais fácil possível para usuários comuns. E isso foi um grande avanço.


Facilidade de instalação

Através do LiveCD do Ubuntu, você consegue instalar facilmente o Ubuntu em qualquer computador, mesmo que você tenha o windows instalado. E antes mesmo de instalar, o LiveCD permite que você utilize o Ubuntu sem que ele seja realmente instalado em seu computador.


Reconhecimento de hardware e periféricos


O Ubuntu, ao ser instalado, reconhece todo o hardware da sua máquina, instala os drivers corretamente e deixa tudo funcionando pra você. Fácil (em minha máquina precisei de apenas 20minutos para a instalação do Ubuntu 8.04), sem necessidade de CD’s de drivers de placas de som, vídeo, etc. Nesse ponto ele é muitas vezes bem mais prático que o Windows.


Instalação de softwares

Os programas mais comuns que você utiliza (browser, comunicador instantâneo, cliente de e-mail, editor de texto, tocador de filmes e música, etc.) já vem instalados por padrão. É só utilizar.

Também é fácil instalar algum programa a mais que você precise. Não é necessário nem pesquisar na Internet, muito menos acessar sites de downloads de programas. Você pode usar o gerenciador de pacotes do Ubuntu, e ali mesmo pesquisa o programa que você precisa pela descrição. Então é só assinalar o programa para instalação, clicar em OK e pronto. O Ubuntu baixa o programa, e já instala automaticamente no seu computador.

Não vou entrar em questões técnicas.

Utilizo o Ubuntu desde a versão 6.06 e realmente ele não me deixa na mão.

Quem quiser conhecer um pouco mais, baixar uma imagem ISO para gravar um CD e instalar pra testar o link é www.ubuntu.com.

Nenhum comentário: