quinta-feira, maio 22, 2008

Não é preciso ser um Jedi para saber trocar um lâmpada

Essa imagem é muito interessante pois permite falar de Star Wars e Física. Não diga logo: ah, já vai falar que som não se propaga no espaço! Bem, isso já está tão obsoleto quanto a história do papai noel. Vou falar de algo pouco discutido seriamente: a física e os casos ideais.
Voltando à foto, podemos dizer que é um exagero o segundo mais poderoso senhor do lado Sombrio da Força utilizar de todos os seus conhecimentos e habilidades para executar tarefa tão simples.
Assim também pode acontecer na Física, devido ao grande desenvolvimento das teorias e suas ferramentas matemáticas, resolver um problema simples pode se tornar trabalho extremamente árduo. Por incrível que isso possa parecer!
Agora vem a origem da famosa acochambração e muitos outros métodos físicos: para evitar resolver contas extremamente grandes, são desenvolvidos modelos mais simples (envolvendo menos variáveis) e através de alguns coeficientes de ajustes (obtidos experimentalmente) pode-se resolver muitos casos que demandariam grande quantidade de tempo para serem resolvidos (provavelmente no cluster da sua universidade).

Nenhum comentário: