sexta-feira, maio 30, 2008

Micro Antigo? Use Puppy Linux!!!

“O Puppy é uma distribuição especialmente otimizada para ocupar poucos recursos do PC. Ele roda bem em computadores com 128 MB de RAM (ou menos), vem com diversos programas básicos, tem menos de 100 MB e de quebra permite ler e gravar em partições NTFS.”







O Puppy realmente é uma excelente distribuição Linux para micros antigos. Eu mesmo já o instalei com boa performance em um K6II 350Mhz com 64MB de memória RAM. Ele trás bons utilitários de configuração (som, rede, modem e vídeo), uma gama bem interessante de programas embutidos (jogos, navegadores, pacotes multi-mídia, pacotes office) e Kernel 2.6 (o que possibilita um suporte bem maior a hardwares mais “jovens”, como por exemplo placas de som não tão jurássicas - como no caso de modelos da VIA).







Além disso, o Puppy (cachorro pequeno - filhote) que é o mesmo que “totó”, apresenta wizards de instalação (para que se possa instalá-lo diretamente no HD, já que ele é originalmente uma distro Live-CD), utilitário para se remasterizar a distribuição (retirar e/ou colocar pacotes novos e criar a sua própria variação do Puppy) e um gerenciador de pacotes (para se instalar, remover e atualizar pacotes de softwares) muito interessante, no estilo Ubuntu e com download de repositórios na internet.
Se o objetivo é instalar uma distribuição Linux leve, mas sem abrir mão de recursos modernos e versões atuais de pacotes, em micros antigos (pra cima dos 350Mhz, muito embora, com um pouco de persistência, possa se instalar em “coisas” mais arcaicas), o Puppy Linux é certamente uma excelente alternativa.


Saiba mais em: guiadohardware.net

Nenhum comentário: