sexta-feira, maio 30, 2008

Cronologia da Física 2 (A linha do tempo)






Depois de pesquisar mais um pouco, montei de forma a ficar separada por tópico mais uma parte da cronologia do tempo na física que é agora a da idade moderna e o próximo provavelmente será da idade contemporânea.


IDADE MODERNA

Eletromagnetismo
1600 : o inglês William Gilbert publica De magnete, sobre eletricidade e magnetismo.
1745: o alemão Ewald Jürgen von kleist inventa o capacitor elétrico - garrafa de Leyden.
1785: o francês Charles Augustin Coulomb enuncia a lei das forças eletrostáticas.

Mecânica
1510: o polonês Nicolau Copérnico publica Commentariolus e apresenta pela primeira vez os princípios do heliocentrismo.
1543: Copérnico publica Das revoluções dos corpos celestes.
1590: Galileu reúne em De motu experimentos sobre a queda livre de diversos tipos de corpos. 1592: no Della scienza mechanica. Galileu estuda problemas de levantamento de pesos.
1602: Galileu apresenta os primeiros enunciados para as leis de queda dos corpos e da oscilação.
1648: o italiano Evangelista Torricelli inventa o barômetro.
1654: Blaise Pascal, francês, prova a existência da pressão atmosférica e, juntamente com o francês Pierre de Fermat, formula a teoria das probabilidades, que o holandês Christiaan Huygens amplia em 1657.
1665: o Inglês Isaac Newton faz suas primeiras hipóteses sobre gravitação.
1676: o abade francês Edmé Mariotte enuncia a lei da compressibilidade dos gases.
1687: Newton publica Philosophiae naturalis principia mathematica, em que enuncia a lei da gravitação universal e resume suas descobertas.
1738 : o suíço Daniel Bernoulli publica estudos sobre a pressão e a velocidade dos fluidos.

Óptica
1648: o holandês Villebrordus Snellius descobre a lei da refração da luz.
1671: o alemão Wilhem Leibniz propõe a existência do éter .
1676: o dinamarquês Olaus Römer descobre que a velocidade da luz é finita.
1678: Huygens descobre a polarização da luz.
1690: Huygens formula a teoria ondulatória da luz.

Termodinâmica
1761: o inglês Joseph Black cria a calorimetria, o estudo quantitativo do calor.
1784: os franceses Antoine Lavoiser e Pierre Laplace inventam o calorímetro de gelo.

Sugestões podem ser enviadas nos comentários.

Micro Antigo? Use Puppy Linux!!!

“O Puppy é uma distribuição especialmente otimizada para ocupar poucos recursos do PC. Ele roda bem em computadores com 128 MB de RAM (ou menos), vem com diversos programas básicos, tem menos de 100 MB e de quebra permite ler e gravar em partições NTFS.”







O Puppy realmente é uma excelente distribuição Linux para micros antigos. Eu mesmo já o instalei com boa performance em um K6II 350Mhz com 64MB de memória RAM. Ele trás bons utilitários de configuração (som, rede, modem e vídeo), uma gama bem interessante de programas embutidos (jogos, navegadores, pacotes multi-mídia, pacotes office) e Kernel 2.6 (o que possibilita um suporte bem maior a hardwares mais “jovens”, como por exemplo placas de som não tão jurássicas - como no caso de modelos da VIA).







Além disso, o Puppy (cachorro pequeno - filhote) que é o mesmo que “totó”, apresenta wizards de instalação (para que se possa instalá-lo diretamente no HD, já que ele é originalmente uma distro Live-CD), utilitário para se remasterizar a distribuição (retirar e/ou colocar pacotes novos e criar a sua própria variação do Puppy) e um gerenciador de pacotes (para se instalar, remover e atualizar pacotes de softwares) muito interessante, no estilo Ubuntu e com download de repositórios na internet.
Se o objetivo é instalar uma distribuição Linux leve, mas sem abrir mão de recursos modernos e versões atuais de pacotes, em micros antigos (pra cima dos 350Mhz, muito embora, com um pouco de persistência, possa se instalar em “coisas” mais arcaicas), o Puppy Linux é certamente uma excelente alternativa.


Saiba mais em: guiadohardware.net

quinta-feira, maio 29, 2008

Cronologia da Física 1 (A linha do tempo)




Resolvi pesquisar um pouco sobre a cronologia da física conforme a sua linha do tempo desde a antiguidade e postarei conforme for juntando as informações de forma gradual,e caso acharem algo fora de contexto usem o comentário para citar o erro.


ANTIGUIDADE


Os egípcios e mesopotâmios afirmam que a água, o ar e a terra são os elementos primários da natureza: os gregos acrescentam o fogo em 380 a.C.

Atomismo - Cerca de 480 a.C.: Leucipo de Mileto, e Demócrito, de Abdera, elaboraram a hipótese de a matéria ser constituída por átomos.

Hidrostática - 250 a.C. : Arquimedes, de Siracusa, formula o princípio de flutuação e das densidades relativas.

Mecânica - Cerca de 335 a.C.: Aristóteles formula modelo de cosmo cujo centro é a Terra, imóvel.

Óptica - 295 a.C.: Euclides publica estudos de óptica.

quarta-feira, maio 28, 2008

Você acredita que o homem foi à Lua?




Tudo leva a crer que houve fraude, porém tire suas próprias conclusões após ver algumas evidências como mostra a imagem que após as fotos e filmagens realizadas que mostravam a bandeira dos Estados Unidos tremulando na Lua, a NASA justificou que aquilo poderia ter ocorrido devido ao Vento Solar. Só poderia mesmo. Porque Vento Lunar não existe, simplesmente porque não há atmosfera na Lua. Sem atmosfera, sem vento.

Algumas evidências de fraudes:

1 - Existem diversas fotos com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz deveria vir do Sol.

2 - Fotos com diferentes tamanhos da Terra, vista da Lua, evidenciando montagens desproporcionais.

3 - Existem milhares de fotos com penumbra, sendo que é impossível haver penumbra na Lua pela ausência da atmosfera.

4 - Faltam as estrelas no fundo de todas as fotos. Com a ausência da atmosfera, as estrelas tornam-se ainda mais reluzentes.


5 - Nas fotos e vídeos, a bandeira dos EUA fica tremulando ao vento. Só que, não existe vento na Lua porque lá não há atmosfera.

6 - Em centenas de fotos, vê-se as pegadas dos astronautas na Lua. Mas, sem oxigênio e umidade, é complicado que haja a formação de pegadas.

7 - Embaixo de um dos pés do Módulo Lunar, há indícios de alguém ter levado um montinho de terra para o pé não ficar no ar.


Veja aqui o texto completo

MEC amplia período de inscrição para o Enem 2008


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC), ampliou o período de inscrições para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2008 até o dia 13 de junho. O prazo anterior encerraria no dia 30 de maio.

O Inep, que é o responsável pela aplicação do exame, não divulgou alterações nas demais datas da avaliação. A prova está marcada para o dia 31 de agosto, às 13h, em cerca de 1.400 municípios. O exame é voluntário e é aplicado aos alunos que estão terminando o ensino médio em 2008 e para aqueles que já terminaram. Todos podem optar por efetuar a inscrição nas agências dos Correios ou pela internet.

quinta-feira, maio 22, 2008

O Ser Monk


Você talvez possa estar se perguntando o que é Monk, alguns poderiam traduzir do inglês e encontrar a tradução monge. Não é bem assim.
Monk, antes de tudo, é um estilo de vida. Evidenciado por certas atitudes e comportamentos, o Ser Monk está presente em inúmeras pessoas pertencentes a diversas classes sociais e intelectuais.
A monkisse é a característica intrínseca de todo Monk e pode ser constatada caso pelo menos alguma das características abaixo seja parte do seu ser:
1- Se você é amigo de um Monk, você é um Monk. (Parágrafo único, imutável até o fim do universo.)
2- Perfeccionista.
3- Sabe o que significa o termo simetria e faz questão que, por onde passar, a simetria aumente.
4- Não frequenta lugares com baixa simetria. (Por exemplo o centro acadêmico.)
5- Suas piadas são dificilmente compreendidas devido a alta complexidade de relações contextuais e mímicas necessárias para compreendê-las.
6- Estuda a Teoria Física da Supersimetria para encontrar a simetria fundamental do universo.
7- Não "esquece" de colocar nenhuma seta sobre os intermináveis símbolos de vetor. (Fato extremamente difícil para não-Monks quando estão estudando Eletromagnetismo ou Análise Vetorial.)

Não é preciso ser um Jedi para saber trocar um lâmpada

Essa imagem é muito interessante pois permite falar de Star Wars e Física. Não diga logo: ah, já vai falar que som não se propaga no espaço! Bem, isso já está tão obsoleto quanto a história do papai noel. Vou falar de algo pouco discutido seriamente: a física e os casos ideais.
Voltando à foto, podemos dizer que é um exagero o segundo mais poderoso senhor do lado Sombrio da Força utilizar de todos os seus conhecimentos e habilidades para executar tarefa tão simples.
Assim também pode acontecer na Física, devido ao grande desenvolvimento das teorias e suas ferramentas matemáticas, resolver um problema simples pode se tornar trabalho extremamente árduo. Por incrível que isso possa parecer!
Agora vem a origem da famosa acochambração e muitos outros métodos físicos: para evitar resolver contas extremamente grandes, são desenvolvidos modelos mais simples (envolvendo menos variáveis) e através de alguns coeficientes de ajustes (obtidos experimentalmente) pode-se resolver muitos casos que demandariam grande quantidade de tempo para serem resolvidos (provavelmente no cluster da sua universidade).

segunda-feira, maio 19, 2008

Dia da Física,



Dia da Física, em 19 de maio

O dia 19 de maio, foi declarado como o dia da Física no Brasil.

Nesse dia todos os departamentos e institutos de Física estão realizando atividades para comemorar o Ano Internacional da Física. Pequena que a maioria os principais jornais do país esqueceram essa notícia.

Para o maioria das pessoas a Física ainda é apenas a solução de problemas com aplicações de fórmulas já prontas. Contudo, a Física brasileira tem altíssimo nível e é um dos ramos de conhecimento que mais produz ciência no país.
Infelizmente ainda não temos um ganhador do Prêmio Nobel, embora muitos já o mereceram, como Mário Schenberg e o César Lattes.

domingo, maio 18, 2008

'Pirocóptero humano' fará homenagem a Leonardo da Vinci





Máquina que custa US$ 58,2 mil fará vôo sobre cidade natal do artista, na Itália.

Máquina entrou para o livro dos recordes como menor helicóptero do mundo.

O menor helicóptero desenvolvido para levar apenas uma pessoa vai realizar uma homenagem ao artista Leonardo da Vinci, voando sobre sua cidade natal, na Itália. Segundo Gennai Yanagisawa, 75, responsável pela engenhoca, da Vinci receberá a homenagem por ter sido a primeira pessoa a pensar em uma máquina que faz vôos verticais.

Helicóptero individual voa a até 50 km/h. Acima, Gennai Yanagisawa, quer homenagear da Vinci.

O vôo sobre a cidade Vinci, perto de Florença, está marcado para domingo (25). Com apenas 75 quilos e bastante estreita, a máquina lembra um pirocóptero, um cabo de pirulito voador que fez sucesso nos anos 80. “Como o conceito do nosso helicóptero vem da Itália, sempre quis fazer um vôo sobre a cidade natal de da Vinci”, disse Yanagisawa.

O criador disse ter visitado Vinci em fevereiro, quando recebeu autorização do prefeito Dario Parrini para realizar o vôo.

O piloto de conseguirá voar, no máximo, a 50 km/h. Em fevereiro, o livro dos recordes Guinness reconheceu que esse helicóptero é o menor do mundo, considerando apenas as máquinas que levam somente uma pessoa. Yanagisawa criou uma empresa no norte de Tóquio para comercializar essa máquina: cinco delas já foram vendidas, a US$ 58,2 mil cada.


Fonte: G1

Na década de 90, eu assistia a famosa série chamada O Mundo de Beakman.

Nesta série, um cientista maluco com cabelo em pé e jaléco verde, junto com um cara vestido de rato e uma garota aleatória, realizavam experiências científicas e mostravam como o mundo funciona de uma forma tão simples e didática que até uma criança entende. Muito popular por tornar a ciência divertida, a série foi transmitida no Brasil pela TV Cultura no começo da década de 90.


Esta série despertou meu interesse, e na época até cheguei a fazer algumas experiências em casa, como reciclar papel, ou fazer um vidro falso daqueles usados em cinema e até mesmo construi um barômetro para saber quando iria chover : - ).

Sempre gostei deste tipo de coisa.

Mais recentemente comecei a acompanhar a série Caçadores de Mitos, em que dois especialistas em efeitos especiais fazem experiências (nem sempre científicas) para tentar provar se um mito urbano é verdadeiro ou falso. Infelizmente as experiências que eles fazem são megalomaníacas demais para serem feitas por meros mortais e só serve pra dar risadas.

Pois bem, ontem estava fuxicando na internet, entediado do estudo, quando achei uma experiência interessante, que me fez lembrar dos velhos tempos do Beakman, muito legal.













vale a pena ver e matar saudade. : - )

Curiosidades do mundo






01 - O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.

02 - Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.

03 - Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.

04 - Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não lembram onde eles as esconderam.

05 - Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.

06 - As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.

07 - As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.

08 - O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.

09 - Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua.

10 - Só um alimento não se deteriora: o mel.

11 - Os golfinhos dormem com um olho aberto.

12 - Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.

13 - As unhas da mão crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pé.

14 - O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.

15 - Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.

16 - O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.

17 - O músculo mais potente do corpo humano é a língua.

18 - É impossível espirrar com os olhos abertos.

19 - "J" é a única letra que não aparece na tabela periódica.

20 - Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.

Curiosidades da física





















- A velocidade da luz no vácuo é de exatamente 299.792,548km/s, usualmente arredondada para 300.000km/s.

- A luz gasta exatos 8 minutos e 17 segundos para sair do sol e chegar à Terra.

- A terra gira com velocidade de aproximadamente 1.600km/h e em sua órbita em volta do sol a mais de 107km/h.

- A taxa de raios que atingem a superfície da terra é de cerca de 100 por segundo.

- Anualmente 1000 pessoas são vítimas de raios.

- A idade da Terra é de 4,56 bilhões de anos, a mesma do Sol e da Lua.

- Uma pulga ao saltar tem aceleração vinte vezes maior que o lançamento de um ônibus espacial.

- A ausência de gravidade no espaço impede que um astronauta arrote.

- Galileu inventou, em 1607, o termômetro.

- O universo contém mais de 10 bilhões de galáxias.

- Cerca de um quatrilhão de neutrinos provenientes do Sol passaram através do seu corpo enquanto você lia esta frase.

- O Big-Bang que gerou o universo provoca interferências na sua TV até hoje.

sábado, maio 17, 2008

A descoberta do nêutron !!!

Até aproximadamente 1930, os cientistas já estavam razoavelmente habituados com a idéia de que os átomos possuíam prótons e elétrons. Sabiam, inclusive, que o próton é bem maior que o elétron (um próton equivale, em massa, aproximadamente 1.840 elétrons).
Todavia, não conseguiam explicar o porquê de átomos de um mesmo elemento químico possuir
massas diferentes. Essa questão se acentuou quando o cientista F. W. Astan constatou experimentalmente que o gás neônio possuía dois tipos de átomos com massas atômicas diferentes.
Como não poderia deixar de ser, quem deu uma explicação para essa diferença foi
Ernest Rutherford quem elaborou uma hipótese sobre o núcleo do átomo: o núcleo conteria, além de prótons, outras partículas com peso semelhante ao dos prótons, mas, sem carga elétrica. Segundo o palpite do neo-zelandês, essa partícula neutra seria híbrida, composta da associação íntima de um próton com um elétron.

A radiação de uma beta aconteceria quando essa partícula neutra se rompesse em um próton e um elétron - e, como o elétron não fica quieto dentro de um núcleo, seria cuspido para fora. O núcleo, nesse processo, teria sua carga aumentada de uma unidade e passaria a ser o núcleo de outro elemento.

O físico britânico James Chadwick se empenhou na busca por essas partículas neutra até que, em 1932, com uma série de experiências muito bem elaboradas, achou o que procurava. Com sua modéstia e timidez características, publicou um artigo de meia página na revista Nature intitulado "Possível existência de um nêutron". Esse pequeno artigo rendeu-lhe o prêmio Nobel de Física de 1935, mesmo ano em que os Joliot-Curie ganharam o prêmio de Química.

Depois que o nêutron foi apresentado ao mundo por James Chadwick, ficou claro que essa partícula era ótima para explorar as vísceras do núcleo. Por ser neutra, penetra no núcleo sem sofrer a repulsão elétrica que barra a entrada de prótons e alfas. E, por ser relativamente pesada, consegue chacoalhar com eficiência o núcleo bombardeado. Era de se esperar, portanto, que nêutrons fossem mais adequados para produzir novos isótopos radioativos que as partículas alfas usadas pelo casal Joliot-Curie.

Hoje em dia sabemos que o nêutron é uma partícula composta por dois quarks down e um up. E que se isolada do átomo se torna instável com uma vida media de 15 minutos até se decair emitindo um elétron e um anti-neutrino.

SAIBA MAIS SOBRE A DESCOBERTA DO NÊUTRON

Porque usar Ubuntu

É uma boa pergunta. Porquê Ubuntu?? ... Já me perguntei várias vezes.


Primeiro: ficarei com um sistema funcional e quase completo com um cd de 700 megas. Só neste ponto, que pode não parecer assim tão importante, o sistema GNU/linux ganha de longe.

A instalação é absurdamente simples, e via Live CD. Posso ainda instalar o sistema e a navegar na net tudo ao mesmo tempo.

Comunidade

O suporte dado pela comunidade Ubuntu é, de longe, infinitamente superior a qualquer outra distro. Basta ir ao fórum oficial do Ubuntu e ver que tem mais de 187000 utilizadores inscritos. Claro que este número não é 100% exato, mas é o que vale.

Tem várias opções de instalação automática de pacotes, como o Automatix2, o EasyUbuntu, que facilitam muito a vida pós instalação.

De resto, tirando meia dúzia de coisas não tão relevantes, tanto faz Ubuntu, ou Fedora. Só refiro estes dois, porque não acho que vale mais a pena usar o windows (tem um custo muito elevado sendo que windows + office custam juntos a bagatela de mais de R$2298,00. Veja você mesmo aqui e aqui).

Agora se o Ubuntu ou o Fedora estão preparados para o Desktop, para o utilizador comum? Sim, tanto que no laboratório de informática usado pelos alunos do curso de física da UFMT (onde estudo), esta instalado o Ubuntu 8.04 em uma rede com 12 máquinas.

Como usuário comum de computador, utilizo e-mail, comunicadores instantâneos, browsers, editores de texto, música, filmes, etc.
Primeiro ponto positivo. Linux é gratuito. Eu não preciso pagar para ter um sistema operacional no meu computador. Nem pagar valores embutidos no preço de um notebook ou computador de marca que venha com um sistema operacional pré-instalado.

Além disso é open-source (código aberto) e livre. Você pode customizar seu Linux, criar uma distribuição sua.

Ilegalidade

O fato de você estar utilizando software de livre distribuição não faz de você um criminoso.

Se você usa uma cópia pirata do Windows ou do Office por exemplo, você é um criminoso. Isso mesmo, um criminoso.

- Mas eu sou só um estudante.

Capitão Nascimento esfregando a cara do estudante em uma pilha de CDs piratas.

- É você que financia essa m…!!! P....!

Sou um usuário misto de computador, utilizo aplicações padrão e ferramentas comuns para o dia-a-dia.

Não sou um radical Linux, que o defende com unhas e dentes.

O Windows tem programas e ferramentas muito boas, é fácil de instalar e configurar, e é claro você paga por isso. A Microsoft não seria essa empresa de sucesso se fornecesse programas medíocres.

Usei o Windows por muito tempo.

O Ubuntu (de acordo com meu pobre conhecimento em Linux), foi uma das primeiras distribuições que em primeiro lugar, focou o desenvolvimento para tornar sua utilização o mais fácil possível para usuários comuns. E isso foi um grande avanço.


Facilidade de instalação

Através do LiveCD do Ubuntu, você consegue instalar facilmente o Ubuntu em qualquer computador, mesmo que você tenha o windows instalado. E antes mesmo de instalar, o LiveCD permite que você utilize o Ubuntu sem que ele seja realmente instalado em seu computador.


Reconhecimento de hardware e periféricos


O Ubuntu, ao ser instalado, reconhece todo o hardware da sua máquina, instala os drivers corretamente e deixa tudo funcionando pra você. Fácil (em minha máquina precisei de apenas 20minutos para a instalação do Ubuntu 8.04), sem necessidade de CD’s de drivers de placas de som, vídeo, etc. Nesse ponto ele é muitas vezes bem mais prático que o Windows.


Instalação de softwares

Os programas mais comuns que você utiliza (browser, comunicador instantâneo, cliente de e-mail, editor de texto, tocador de filmes e música, etc.) já vem instalados por padrão. É só utilizar.

Também é fácil instalar algum programa a mais que você precise. Não é necessário nem pesquisar na Internet, muito menos acessar sites de downloads de programas. Você pode usar o gerenciador de pacotes do Ubuntu, e ali mesmo pesquisa o programa que você precisa pela descrição. Então é só assinalar o programa para instalação, clicar em OK e pronto. O Ubuntu baixa o programa, e já instala automaticamente no seu computador.

Não vou entrar em questões técnicas.

Utilizo o Ubuntu desde a versão 6.06 e realmente ele não me deixa na mão.

Quem quiser conhecer um pouco mais, baixar uma imagem ISO para gravar um CD e instalar pra testar o link é www.ubuntu.com.

Instalar a multimídia no Ubuntu Hardy Heron



Elaborei este pequeno tutorial sobre como instalar multimídia no Hardy na intenção de ajudar quem estiver com dificuldades em conseguir ver um simples DVD e ou ouvir seus mp3, entre outros.



Instalar a multimídia e programas úteis no Ubuntu Hardy Heron (8.04)

-> Adicionar o repositório Medibuntu para o Hardy Heron
Para isso copiar para o terminal os seguintes códigos:
Adicionar a Public Key:


wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -

Adicionar os repositórios
Convém fazer primeiro uma cópia de sua
sources.list:

cd /etc/apt/
sudo cp sources.list sources.list-bkp

seguidamente editar a sources.list:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

e adicionar o repositório fonte:

## Medibuntu - Ubuntu 8.04 "hardy heron"
## Please report any bug on https://bugs.launchpad.net/medibuntu/
deb http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free
# deb-src http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-actualizar

atualizar a cache do APT:

sudo apt-get update

-> Instalar fontes adicionais:
instalar os Microsoft's TrueType Core Fonts, este tipo de fontes são necessário para o correto funcionamento de algumas aplicações:

sudo apt-get -y install msttcorefonts


->Instalando os plugins e codecs para alguns formatos de video M$
para sistemas de 32 bits:

sudo apt-get -y install w32codecs

para sistemas de 64 bits:

sudo apt-get -y install w64codecs

-> Leitura de documentos PDF

sudo apt-get install -y acroread acroread-plugins mozilla-acroread


-> Plugin do Flash Player
necessário para se aceder a determinadas páginas da Internet:

sudo apt-get -y install flashplugin-nonfree

-> Suporte para aplicações Java

sudo apt-get -y install sun-java6-jre sun-java6-bin sun-java6-fonts

-> Plugins e codecs pra áudio e vídeo
Para o Audacious instalar:

sudo apt-get -y install audacious audacious-plugins audacious-plugins-extra audacious-crossfade

Para o Totem:

sudo apt-get -y install totem totem-plugins totem-plugins-extra totem-mozilla totem-xine

(Se preferirem o plugin do mplayer para o browser convem antes desinstalar o plugin do totem)
Para o Mplayer:

sudo apt-get install mplayer

-> Plugins vários


sudo apt-get -y install gstreamer-dbus-media-service gstreamer-tools gstreamer0.10-ffmpeg cdrdao vcdimager mjpegtools vcdtools transcode movixmaker-2 normalize-audio mp3gain toolame mencoder

-> Aplicativo para permitir a escrita em partições NTFS (partições do Windows)

sudo apt-get -y install ntfs-config

Software diverso
K3b (recomendado)
Software para gravação de CDs/DVDs

sudo apt-get install -y k3b

k9copy (recomendado)
programa para a cópia de DVD's, desencripta e compacta DVD's originais, equivalente ao DvdShrink do Windows:

sudo apt-get install -y k9copy

Xine (recomendado)
Um dos melhores players de vídeo que existe:

sudo apt-get install -y xine-ui

Amarok (recomendado)
Um dos melhores players de áudio que existe:

sudo apt-get install -y amarok


Audacity
Este software é particularmente indicado para a manipulação e edição de audio:

sudo apt-get install audacity

Skype
Skype é um software que permite comunicação grátis pela internet através de conexões sobre VoIP (Voz Sobre IP):

sudo apt-get install -y skype


Avidemux
Excelente programa que converte não apenas para dvd como o mandvd mas também para vários outros formatos(mpg,mp4,flv e outros). Permite ainda inserir legenda de forma personalizada alterando o tipo cor e tamanho:

sudo apt-get install -y avidemux

Mandvd - converte vários formatos de vídeo para DVD:
Download do pacote http://www.getdeb.net/search.php?keywords=mandvd
Para instalar clicar duas vezes em cima do arquivo baixado,o programa será instalado assim com as respectivas dependências

DeVeDe
Para converter outros formatos em dvd:

sudo apt-get install -y devede


DVDRip (manual em português)
Excelente software para ripar DVD's:

sudo apt-get install -y dvdrip



Wine
Emulador de programas e jogos Windows:
-> para adicionar a chave copiar para o terminal:

wget -q http://wine.budgetdedicated.com/apt/387EE263.gpg -O- | sudo apt-key add -

-> para adicionar o repositório copiar para o terminal:

sudo wget http://wine.budgetdedicated.com/apt/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/winehq.list

-> atualizar a cache do APT.

sudo apt-get update

-> para instalar:

sudo apt-get install -y wine wine-dev

Dansguardian
Bloqueador de acesso a sites:

sudo apt-get install dansguardian


Thunderbird
Um excelente e seguro cliente de e-mail:

sudo apt-get install -y thunderbird

Azureus (recomendado)
Cliente de bittorrent:

sudo apt-get install -y azureus


Google Earth
Localizar países, cidades, ruas e até as estrelas através de fotos tiradas via satélite com alta resolução:

sudo apt-get install -y googleearth

Compactadores essenciais:

sudo apt-get install -y rar unrar unrar-free unace p7zip p7zip-full p7zip-rar unalz

sexta-feira, maio 16, 2008

Plataforma lattes

Esta postagem é para físicos e não físicos. Essa vai para quem é acadêmico e tem interesse em fazer uma iniciação científica. Pois trata-se do CURRÍCULO LATTES, obrigatório para qualquer pesquisador.

A Plataforma Lattes representa a experiência do CNPq na integração de bases de dados de currículos e de instituições da área de ciência e tecnologia em um único Sistema de Informações, cuja importância atual se estende, não só às atividades operacionais de fomento do CNPq, como também às ações de fomento de outras agências federais e estaduais.

Dado seu grau de abrangência, as informações constantes da Plataforma Lattes podem ser utilizadas tanto no apoio a atividades de gestão, como no apoio à formulação de políticas para a área de ciência e tecnologia.

O Currículo Lattes registra a vida pregressa e atual dos pesquisadores sendo elemento indispensável à análise de mérito e competência dos pleitos apresentados à Agência.

A partir do Currículo Lattes, o CNPq desenvolveu um formato-padrão para coleta de informações curriculares hoje adotado não só pela Agência, mas também pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do País.

A adoção de um padrão nacional de currículos, com a riqueza de informações que esse sistema possui, a sua utilização compulsória a cada solicitação de financiamento e a disponibilização pública destes dados na internet, deram maior transparência e confiabilidade às atividades de fomento da Agência.

Saiba mais informações sobre a Plataforma Lattes .

quinta-feira, maio 15, 2008

CANTADAS PRA AJUDAR NERD I


Você tá naquela seca há anos e não sabe como sair??

Não sabe o que dizer quando tem uma mulher na sua frente??

Nós aqui do Fisico Loko fizemos uma coletânea de ótimas cantadas pra te ajudar na hora de chegar naquela garota q vc tá afim!


  1. Você é como uma reação exotérmica, espalha seu calor por toda parte!
  2. Você é como um dicionário, adiciona sentido à minha vida!
  3. Estou atraído a você tão fortemente, que os cientistas terão que desenvolver uma quinta força fundamental.
  4. Querida, você dá um overclock no meu processador.
  5. Querida, você faz meu disquete virar um disco rígido
  6. Você me faz querer calibrar meu joystick sem os últimos drivers
  7. Você desfragmenta minha vida
  8. Você acha que dá pra gente tomar um passo mais sério e desabilitar o compartilhamento por rede?
  9. Querida, eu vou tratar você como minha tarefa de casa. Vou te jogar na mesa e fazer a noite toda
  10. Eu acho que meu coração deu um lag
  11. Você entrou em combustão? Porque você é QUENTE!
  12. Não é necessário um gênio para dizer o quão linda você é, mas se fosse necessário, eu seria mais do que qualificado.
  13. O que você me diz de irmos para o meu quarto e fazermos um pouco de matemática: Adicionar uma cama, subtrair umas roupas, dividar suas pernas, e multiplicar?
  14. Querida, você é nota 9.999999999… mas você poderia ser nota 10 se estivesse comigo.
  15. Se minha perna direita fosse o Natal, e a perna direita o Carnaval, onde você gostaria de passar algum tempo entre os feriados?
  16. Você é tão bonita que faz meus músculos zigomáticos se contraírem
  17. Se eu fosse sin^2 e você fosse cos^2 juntos nós poderíamos ser 1
  18. Você sabe que não é o tamanho do vetor que conta. Mas como você aplica a força.
  19. Nosso amor é como divisão por zero… Não pode ser definido
  20. Vamos descobrir nosso coeficiente de fricção?

Tem muito mais cantadas pra ajudar os nerd's de plantão, depois o Fisico Loko posta mais algumas.

Físicos brasileiros conseguem "despir" buraco negro










Uma dupla de físicos brasileiros conseguiu demonstrar como é possível "despir" um buraco negro para revelar o que há dentro desse estranho tipo de objeto cósmico.

Usando conceitos de física quântica, George Matsas e André da Silva, do Instituto de Física Teórica da Unesp, elaboraram um modelo matemático que elimina a "fronteira" do buraco negro, o limite de aproximação a partir do qual não se pode escapar de sua atração.

Um buraco negro convencional pode se formar a partir do colapso de uma estrela, quando ocorre uma concentração colossal de matéria no espaço de um só ponto, chamado "singularidade".

Sua força gravitacional é tão grande que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar da fronteira batizada de "horizonte de eventos" pelos físicos.

O que Matsas e Silva descrevem, contudo, é o que os físicos chamam de 'singularidade nua', um buraco negro sem horizonte. Em tese, energia e matéria podem escapar dos seus arredores e, portanto, a singularidade seria observável.

Para chegar ao resultado, porém, os físicos tiveram de resolver um problema imposto pela teoria da relatividade geral, de Einstein, que explica a gravidade.

Texto completo aqui.

Testando a Teoria da Relatividade de Einstein







Antes de 1905, quando Albert Einstein publicou sua teoria da relatividade especial, a maioria das pessoas acreditava que o espaço e o tempo eram como sir Isaac Newton os descrevera no século XVII: o espaço era o "palco" fixo, imutável, sobre o qual se desenrolava o grande drama cósmico, e tempo era o universal e misterioso "relógio no céu".

Mesmo hoje, as pessoas comuns assumem que essa noção intuitiva de espaço e tempo esteja correta. Mas ela não está.

O artigo de Einstein, de 1905, juntamente com outro, publicado em 1915, pintou um quadro totalmente diferente, de fundir a cuca. O espaço está constantemente sendo distorcido e curvado pela matéria e pela energia que se movem nele, e o tempo flui a taxas diferentes para diferentes observadores. Numerosos exemplos reais nos últimos 100 anos indicam que, espantosamente, Einstein estava correto.

O espaço fixo de Newton versus o espaço-tempo flexível de Einstein, mostrados no filme."Testando o Universo de Einstein", de Norbert Bartel.

Mas os cientistas hoje têm razões para pensar que mesmo a teoria de Einstein não conta a história toda; outra revolução parece inevitável.

A razão para essas dúvidas é que a teoria de Einstein é incompatível com a mecânica quântica, outro pilar da Física moderna, que descreve o singular mundo das partículas subatômicas. Quando as teorias são utilizadas em conjunto, algumas vezes suas equações combinadas não fazem sentido. Isto levou os cientistas a acreditar que as teorias atuais irão eventualmente ser substituídas por uma única e elegante teoria que explique todos os fenômenos físicos, do subatômico ao cósmico, a chamada "Teoria do Tudo".


Veja mais aqui.

Reajuste das bolsas CNPQ

A CAPES finalmente anunciou a data e os valores das bolsas de pós-graduação. As bolsas de mestrado passam para R$1.200,00, e as de doutorado para R$ 1.800,00, a partir de 1º de junho de 2008.

Notícia completa no site da CNPQ. Discussão completa sobre este assunto e o anúncio neste post.

Relação entre as escalas Celsius, Fahrenheit e Kelvin.








Para:

C = Temperatura em Celsius.

F = Temperatura em Fahrenheit.

K = Temperatura em Kelvin.

Provar esta equação não é o objetivo deste blog. Porém uma boa relação com a escala térmica, posso adiantar que é bem simples, bastando desenhar os termômetros para as escalas lado a lado com as temperaturas de evaporação e de fusão da água para cada escala, apesar de serem numéricamente diferentes para todas as escalas elas correspondem ao mesmo estado da matéria.

Suponha uma temperatura para cada termômetro e faça a relação entre os intervalos de temperaturas.











θC é uma temperatura qualquer na escala Celsius e θF é uma temperatura qualquer na escala Fahrenheit. Faça uma relação dessas duas temperaturas e veja a variação de temperatura em cada uma das escalas.

Na escala Celsius e Kelvin use a equação TK = 273 + θC


Mas, o que é termologia??

Em caso de dúvidas, pergunte através dos comentários...


Aquecimento global mostra a cara

Muito se falava sobre efeitos do aquecimento global na fauna e flora da Terra, mas ainda não havia um grande estudo ratificando essas evidências. Agora há. A revista científica Nature, referência mundial no assunto, publica uma pesquisa que compilou cerca de 30 mil dados sobre variações biológicas e físicas combinadas a um banco de dados sobre mudança de temperatura no planeta entre 1970 e 2004.

quarta-feira, maio 14, 2008

Os brasileiros e a ciencia

JC e-mail 3450, de 15 de Fevereiro de 2008.

O interesse por assuntos de ciência e tecnologia entre os brasileiros, texto de Ildeu de Castro Moreira

“Pesquisa mostrou que os brasileiros, segundo eles mesmos, têm um bom nível de interesse por assuntos de C&T: 41% disseram ter muito interesse, 35% têm pouco interesse e 23% nenhum interesse”

Texto de Ildeu de Castro Moreira, diretor do Depto. de Popularização e Difusão da C&T/Secis/MCT:

O JC e-mail, edição 3446 do dia 11 de fevereiro de 2008, publicou a matéria “Sem divulgação não há participação” com base em texto proveniente da “Agência Fapesp”.

Na abertura da matéria se dá destaque ao suposto resultado de pesquisa comparativa que mostraria que o interesse dos brasileiros por temas de C&T seria o menor entre os países ibero-americanos: “Brasil tem pior índice de interesse por ciência entre países ibero-americanos, segundo dados da Ricyt apresentados em congresso na Espanha”.

No corpo da matéria a origem da informação é atribuída a um pesquisador da área: “A importância da preocupação com a divulgação científica foi ressaltada nos dados apresentados por Carmelo Polino, pesquisador da Rede Ibero-americana de Ciência e Tecnologia, (Ricyt), da Argentina, segundo os quais o Brasil tem o pior índice de interesse por ciência entre os países ibero-americanos”.

Esta informação está, no entanto, incorreta, o que pode conduzir a interpretações e comparações distorcidas dos resultados provenientes de pesquisas realizadas em percepção pública da C&T no Brasil, em São Paulo e em outros países.

Os resultados apresentados na matéria baseiam-se em recente Encuesta Iberoamericana, promovida com o apoio da Ricyt, OEI, Fapesp, Fecyt e outros organismos dos países envolvidos. Nela foram computados e comparados resultados de uma mesma enquete feita em sete grandes cidades de países ibero-americanos: São Paulo (Brasil), Bogotá (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Madrid (Espanha), Ciudad de Panamá (Panamá) e Santiago (Chile).

Portanto, os dados da pesquisa se referem à cidade de São Paulo e não ao Brasil, fazendo com que a extensão dos resultados para o quadro nacional seja improcedente.

Mas, mesmo que se analise o resultado da cidade de São Paulo, a informação está também incorreta: segundo a pesquisa mencionada os paulistanos não têm o pior índice de interesse por temas de C&T [e não só de ciência, como menciona a matéria] entre as cidades analisadas; estão à frente de Santiago e empatados tecnicamente com Madrid, se for considerada a soma das pessoas que se dizem muito interessadas ou bastante interessadas por temas de C&T. Santiago tem aproximadamente 59%, SP cerca de 65% e Madrid aproximadamente 68%. [Dados da apresentação sobre a enquete mencionada, feita por Carmelo Polino e José Antonio López Cerezo, no IV Congresso Ibero-americano Ciudadania y Políticas Públicas em Ciencia y Tecnología, Madrid, 8 de fevereiro de 2008]

No momento atual não temos dados para uma comparação sequer razoável do interesse por C&T nas enquetes nacionais de países ibero-americanos. Poucos países realizaram pesquisas nacionais deste tipo, entre os que fizeram alguns não inquiriram sobre o interesse das pessoas por C&T e, entre os raros que fizeram este tipo de questão, ela exibe em geral formatos diferentes dificultando a comparação.

Vamos, no entanto, mencionar o caso do Brasil e da Espanha que permite algum grau de comparação qualitativa. A pesquisa nacional foi realizada em finais de 2006, com brasileiros com mais de 16 anos, tendo sido promovida pelo MCT em parceria com a ABC, coordenada pelo MCT e pelo Museu da Vida/Fiocruz, e teve a colaboração do LabJor/Unicamp e da Fapesp.

Ela mostrou que os brasileiros, segundo eles mesmos, têm um bom nível de interesse por assuntos de C&T: 41% disseram ter muito interesse, 35% têm pouco interesse e 23% nenhum interesse.

Para comparação, os números para Esportes são: 47% (muito interesse), 31% (pouco interesse) e 22% (nenhum interesse); e para Arte e Cultura (38, 40 e 22%, respectivamente). O tema que mais interessa aos brasileiros é o de Medicina e Saúde (60, 31 e 9%) seguido pelo de Meio-ambiente (58, 32 e 10%). Em último lugar ficou Política (20, 44 e 36%).

Para comparação, embora as questões tenham sido apresentadas de modo diferente, os espanhóis responderam, na Tercera Encuesta Nacional de la Percepción Social de la Ciencia y la Tecnologia, organizada pela FECYT em 2006, a uma questão similar.

No entanto, eles deveriam indicar seu grau de interesse por meio de um índice que variava de 1 a 5. O resultado foi: Medicina e Saúde (3,6); Alimentação e Consumo (3,5); Meio-Ambiente e Ecologia (3,5); Cinema, Arte e cultura (3,3); Esportes (3,1); C&T (2,9);... Política (2,3).

Note que nestas pesquisas pode ser mais interessante e informativo o grau de interesse relativo entre os diversos assuntos. A pesquisa nacional realizada recentemente na Argentina não questionou o grau de interesse em C&T, limitando-se a investigar o nível de informação e consumo declarado pelos entrevistados em temas de C&T.

Outras incorreções de menor importância estão presentes na matéria do dia 11 de fevereiro. Menciono apenas uma: afirma-se que “no caso brasileiro (na cidade de São Paulo) 35% dos entrevistados revelaram não se interessar por ciência por não compreender os textos de conteúdo científico”.

A questão, utilizada na Encuesta Iberoamericana - cuja formulação, aliás, não me parece muito adequada - não permite esta conclusão porque aborda o tema da informação e não o assunto interesse, além de não se referir a “textos de conteúdo científico”.

Ela inquiria, para aqueles que haviam se declarado “pouco” ou “nada” informados em temas de C&T: “você se declarou pouco ou nada informado em temas de C&T. Por quê?” Na resposta dada, na qual São Paulo se apresenta empatada com Santiago dentro da margem de erro, 35% dos paulistanos declararam que “não entendem”.

Evidentemente, apesar de algumas falhas da matéria, que devem ser corrigidas para que não sejamos conduzidos a interpretações não condizentes com os dados, ela aborda um tema relevante e que merece mais destaque no país, bem como registra as observações pertinentes, feitas pelo professor Carlos Vogt em sua conferência em Madrid, sobre a importância da divulgação científica – e eu acrescentaria da educação científica de qualidade – para a melhoria do cenário brasileiro e ibero-americano.

Deve ser registrada a importância da continuidade das pesquisas de percepção pública da C&T realizadas ou apoiadas tanto em nível nacional, pelo MCT e CNPq, como em São Paulo, pela Fapesp.

Seria importante que o apoio continuado da Fapesp a este tipo de investigação fosse seguido por outras FAPs para que possamos aprimorar nossas políticas públicas em educação científica e em comunicação pública da ciência.

A próxima enquete nacional brasileira, a ser feita dentro de um ano aproximadamente, possivelmente incorporará algumas questões comuns de enquetes ibero-americanas para possibilitar comparações, como foi possível fazer na pesquisa com as cidades mencionadas.

Embora não se trate de uma tarefa fácil chegar a um consenso, entre grupos e organismos dos diversos países, sobre um núcleo de algumas questões comuns, isto será importante para a construção de indicadores que possibilitem comparações bem fundamentadas.

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=54273

Sistema Solar pode ter planeta oculto, diz brasileiro


DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO FÍSICO

Consideramos esses postulados como intuitivamente óbvios, que todo físico(a) nasce igual, em primeira aproximação, e é dotado(a), pelo criador, de certos privilégios discretos, entre eles, uma vida média de repouso, n graus de liberdade e os seguintes direitos, que são invariantes sob todas as transformações:


I. Aproximar todos os problemas a casos ideais.

II. Usar cálculos de ordem de grandeza sempre que necessários (isto é, sempre que se der bem com eles).

III. Usar o rigoroso método da "acochambração" para resolver problemas mais difíceis que a soma de inteiros reais positivos.

IV. Desprezar todas as funções que divergem considerando-as "detestáveis" e "não-físicas".

V. Invocar o princípio da incerteza sempre que confrontado com matemáticos, químicos, engenheiros, psicólogos, dramaturgos e andere schweinhund.

VI. Usar "notações bastardas" onde a matemática convencional não funcionar.

VII. Justificar um raciocício furado com o argumento de que dá a resposta certa.

VIII. Escolher espertamente condições iniciais convenientes, usando princípio geral da trivialidade.

IX. Usar argumentos plausíveis no lugar de provas e, a partir daí, referir-se a esses argumentos como provas.

X. Considerar ato de fé qualquer princípio que
pareça correto mas não possa ser provado.








(fonte: http://www.fisica.ufc.br/ogrilo7.htm)

A primeira (postagem) do Monk.

Dizem que quando você começa algo é bom começar com o pé direito, isso garante sorte, boas energias. Então, nada melhor que algumas piadas para manter o bom astral:

É dando --- que se engravida.
Quem ri por último --- é retardado.
Alegria de pobre --- é impossível.
Quem com ferro fere --- não sabe como dói.
Sol e chuva --- vou sair de guarda chuva.
Em casa de ferreiro --- só tem ferro.
Devo, não pago --- nego enquanto puder.
Quem tem boca vai --- ao dentista.
Gato escaldado --- morre.
Quem espera --- sempre cansa.
Quando em não quer --- o outro insiste.
Os últimos --- serão desclassificados.
Carro a álcool --- você ainda vai empurrar um.
Há males --- que vem para pior.
Como todo físico tem que explicar as piadas após elas serem contadas, lá vou eu: a razão dessa aí é que a Física tem o grande poder de atacar o senso comum, existem conceitos tão abstratos a ponto de não acreditarmos neles mesmo compreendendo (em alguns casos) todo o raciocínio matemático. Ou seja, a física parte de coisas palpáveis, em seguida usa a matemática que os matemáticos não entendem, viaja na maionese e por fim, obtém teorias nada intuitivas, mas que dão certo no mundo real (que incrível, não?). Afinal de contas, se você ainda acredita que o elétron, por exemplo, é uma bolinha, clique aqui e leia o quão estranho ele pode ser.

Assistindo DVD no ubuntu 8.04

Essa dica foi tirada do fórum do ubuntu e é valiosa para quem curte multimidia tipo DVD, RMVB, entre outros.

1º - Obtenha a Public Key, digitando (copie o código e cole) no terminal:

Código:

wget -q http://packages.medibuntu.org/medibuntu-key.gpg -O- | sudo apt-key add -


2º - Adicione os repositórios:

a) Digite no Terminal:

Código:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

b) No texto que irá abrir, insira essas linhas no final:

Código:
## Medibuntu - Ubuntu 8.04 "hardy heron"
## Please report any bug on https://bugs.launchpad.net/medibuntu/
deb http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free
# deb-src http://packages.medibuntu.org/ hardy free non-free

Salve o arquivo, dê um update no sistema e não se esqueça de atualizar com osarquivos libdvdcss e o w32codecs.

Astronomia do erro


Fazer ciência não é privilégio apenas daqueles que frequentaram as aulas de graduação nas universidades. A simples observação da natureza é o primeiro passo para compreendê-la.
Existe um site um português que explica, didaticamente, alguns erros cometidos pelos… cientistas. Na área da astronomia. É engraçadinho e, para quem não entende nada, uma mão na roda. E por inúmeras vezes, interpretações errôneas de fenômenos naturais conduziram o Homem a importantes acertos na história da ciência.Veja aqui algumas discusões bizarras como: o planeta Mercúrio gira em torno do Sol como bambolê; o planeta Terra recebe duas luas; e por ai vai como aparece na foto a lua de mercurio.